Quais os Tipos de Acne?

A acne é uma dermatose que provoca o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne se desenvolve quando os poros da nossa pele ficam obstruídos. Essa obstrução é causada pelo excesso de sebo, células mortas e bactérias nos folículos pilosebáceos (veja a ilustração abaixo).

Nosso corpo produz mais sebo quando há aumento da atividade hormonal. É por isso que a acne é mais frequente em adolescentes e pessoas com distúrbios hormonais. Mulheres também podem ter acne no período da menstruação, devido a flutuação hormonal, ou quando atingem a menopausa.

As áreas em que a acne se manifesta com maior frequência são: rosto, pescoço, busto, costas e ombros, nas quais a quantidade de glândulas sebáceas. Todas as formas de acne podem ser controladas, e, em alguns casos, o problema se resolve espontaneamente.

É muito importante buscar tratamento, independentemente da idade do paciente. Quando a acne se manifesta de forma intensa, pode prejudicar a qualidade de vida e a autoestima.

Quais os Graus de Acne?

A acne pode ser classificada por graus, conforme sua gravidade:

Acne Grau I: presença apenas de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias (espinhas).
Acne Grau II: comedões, pápulas e pústulas.
Acne grau III/IV: comedões, pústulas e cistos.

O que são cravos no rosto? Qual é a diferença entre o cravo branco e preto? A espinha também pode ser considerada um tipo de cravo?

Os cravos (comedão), são lesões de acne que aparecem no rosto – principalmente na zona “T” (testa, nariz e queixo) – e nas áreas oleosas do corpo – costas, ombros e colo. Embora seja um tema bastante falado, muitas pessoas têm dúvidas sobre a formação desses pontinhos.

Os cravos surgem por um aumento da produção do sebo e alterações na sua qualidade, ficando mais espessos e causando a obstrução dos poros.

Cravos fechados ou cravos brancos: eles surgem quando a pele sobre o cravo está cobrindo o óstio da glândula. São bolinhas bem pequenas esbranquiçadas, que geralmente surgem nas regiões sebáceas, como rosto e tronco.

Cravos abertos ou cravos pretos: tem essa aparência mais escura por conta da oxidação que acontece quando os acúmulos de queratina, células e sebo dentro de um folículo piloso dilatado – os chamados poros abertos – entram em contato com o ar. Além disso, outras impurezas, como poluição do ar e restos de maquiagem e pele morta também contribuem para esse escurecimento.

Espinha também é comedão?
Não são a mesma coisa, mas ambos representam lesões de acne, sendo que uma desencadeia a outra: “Espinhas são lesões inflamadas, que podem ser superficiais ou profundas. Elas ocorrem por uma inflamação dentro do folículo somado ao excesso de sebo e pele morta, e ação bacteriana”.

O que é Milium?
O milium é muito confundido com os cravos e a acne, porém eles são pequenos cistos epidérmicos que está localizado na região superficial da pele (bolinhas brancas). Seu conteúdo não é sebo e sim queratina, a substância que forma a camada mais superficial da pele.

Se manifesta principalmente como lesões pequenas que podem ser amareladas ou esbranquiçadas, localizadas frequentemente no rosto ao redor dos olhos, devendo ser retirados somente por profissionais da estética.

Por isso a Limpeza de Pele é fundamental para a eliminação e Tratamento de Acne. Não adianta aplicar produtos se ambos não andarem juntos, não haverá permeação de ativos se os poros estiverem obstruídos.