Massoterapia e Seus Benefícios

O que define a Massoterapia?

A massoterapia consiste em um conjunto de manobras manuais para alívio de dores e bem-estar em geral, tendo como objetivo o bem-estar do paciente.  Um conjunto de procedimentos de massagem e tratamentos, tanto para fins estéticos, quanto para terapias.

 

Terapêutica: a massagem terapêutica tem a intenção de eliminar anomalias e atrofias. Ela atua principalmente como uma forma de prevenção, mas também em forma de tratamento para dores e contusões musculares. Como, por exemplo, a massagem cervical, que trata torcicolos e cervicalgias.

Estética: a massagem estética é dividida entre a facial e corporal. No caso da estética corporal, tem uma missão um pouco ingrata, uma vez que o profissional necessita também muito da “ajuda” do paciente. São usadas técnicas e cosméticos para que auxilie no emagrecimento e redução de medidas, mas o resultado final fica também na dependência do controle alimentar e do exercício físico do paciente. Caso o profissional e paciente não tracem juntos um objetivo e protocolo de emagrecimento, o resultado pode não ser o esperado.

Relaxante: a massagem relaxante, como o próprio nome já diz, busca o relaxamento físico e mental, combatendo as tensões, o estresse, a insônia, entre outros.

Ventosaterapia

A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural, no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

A ventosaterapia também pode ser utilizado no tratamento da celulite, pois ao gerar aumento da circulação de sangue, pode reduzir o aspecto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

O local da aplicação pode ficar dolorido e roxeado por alguns dias, dependendo da quantidade de vácuo que é imposta sobre a pele. Mas nada que atrapalhe a vida cotidiana do paciente. O alívio dos sintomas prévios à aplicação é sempre muito satisfatório e faz valer a pena o leve desconforto.

Principais Indicações

Desintoxicação do organismo;
Alívio de dores na coluna;
Alivio de dores musculares – por eliminação de contraturas e pontos gatilho;
Alivio de dores abdominais;
Alívio de cefaléia (dor de cabeça);
Fortalecimento dos vasos sanguíneos;
Aumento da circulação sanguínea local;
Aumento da produção de líquido sinovial dentro das articulações;
Redução de celulites e estrias;
Relaxamento do corpo e da mente.

Contra Indicações da Vacuoterapia

Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
Varizes;
Feridas;
Febre;
Fratura no local a ser tratado.

Bambuterapia

A bambuterapia é uma técnica de massagem em que são utilizadas hastes de bambu (de diferentes tamanhos e espessuras) que se “encaixam” de acordo com a região do corpo em que são aplicadas, podendo gerar benefícios estéticos (como diminuição da celulite, por exemplo) e/ou terapêuticos como relaxamento.

Principais Indicações

Alívio das tensões musculares;
Estimulação da circulação sanguínea;
Melhora do retorno venoso;
Diminuição de edemas (inchaços);
Melhora do aspecto da celulite;
Remodelação da gordura localizada;
Oxigenação e nutrição dos tecidos;
Ajuda no funcionamento do intestino, melhorando a constipação intestinal;
Melhora da flacidez;
Relaxamento geral;
Mente mais calma;
Sensação de bem-estar geral;
Melhora da circulação facial;
Melhora do tônus muscular facial;
Alívio das linhas de expressão;
Melhora da elasticidade da pele.

Contra Indicações da Bambuterapia

Gestante (antes dos 3 meses e, após esse período, somente com autorização do ginecologista/obstetra);
Trombose venosa profunda e tromboflebite;
Hipertensão e hipotensão descompensada;
Diabete descompensada;
Febre;
Processos infecciosos;
Insuficiência cardíaca;
Insuficiência renal;
Neoplasia;
Dermatites (no local);
Cirurgia recente;
Fraturas recentes;
Alterações de sensibilidade;
Cardiopatia descompensada;
Hipertireoidismo.

Massagem Modeladora

Como o próprio nome diz, a massagem modeladora tem como principal função, a modelagem corporal, através de procedimentos manuais, possui diversos benefícios, entre eles está o combate à flacidez, a redução de medidas e redução das celulites. Cremes específicos também são associados para combater a celulite e podem ser utilizados para potencializar os efeitos da massagem. Outro benefício é a melhora da circulação sanguínea.

Principais Benefícios 

Redução de medidas;
Tonificação muscular;
Forma física;
Circulação sanguínea;
Vasodilatação;
Melhora da oxigenação e nutrição tecidual;
Melhora do sistema linfático;

Contra Indicações

Varizes
Osteoporose
Hipertensão
Pinos ou placas metálicas no corpo

Pedras Quentes

A massagem com pedras quentes é realizada com a finalidade de relaxar a musculatura, aliviar a dor e trazer bem estar, a massagem com pedras quentes é uma integração entre a massoterapia e a termoterapia (terapia pelo calor).

As pedras utilizadas nessa massagem são pedras vulcânicas, plutônicas e tem em sua composição elementos como magnésio e silicato de ferro.

Contra Indicada a aplicação, nos casos da asma, pode haver desencadeamento das crises e nas infecções, o calor pode alterar o curso de evolução da doença com possível agravação. E gestantes, principalmente no primeiro trimestre, é necessário evitar quaisquer tipos de tratamentos que não forem estritamente necessários e comprovados como sem risco através de pesquisas, para não causar potenciais danos ao feto.