Peeling Ultrassônico e seus Benefícios

O peeling ultrassônico é um dos peelings que mais está revolucionando os tratamentos estéticos. O procedimento consiste de um sistema tecnológico para renovar a aparência da pele, a partir da eliminação das camadas cutâneas superficiais. O método, que usa o ultrassom para tratar o tecido cutâneo, serve de estímulo para elasticidade, textura e luminosidade da pele. Percebe-se também outros efeitos, como o aumento da circulação sanguínea, reforçando o metabolismo e a hidratação, e ainda a melhora da tonicidade dérmica.

Ao contrário dos peelings químicos, não provoca descamação e nem deixa a pele com aquele aspecto avermelhado, sendo menos invasivo e dando mais conforto ao paciente. O método vai agir suavemente no rosto, combinando as vibrações para gerar estímulos eficientes e que acima de tudo não causam dor. Existe diversos tipos de peeling, cada um adequado a um tipo de problema.

Como é a técnica?

A ação do peeling ultrassônico ocorre através de uma esfoliação mecânica promovida por uma espátula, associada a micro vibrações que nebuliza o produto de limpeza. A rapidez de vibração realizada em um espaço curto de deslizamento consegue o efeito de aerosolização, ou seja, emulsão das células mortas e impurezas da pele, deixando-a limpa e mais fina, regularizando a superfície cutânea que ganha mais uniformidade e textura suave, acelerando a renovação celular e a produção de colágeno e elastina.

A micro vibração proporciona uma micro massagem cutânea, que pode elevar ligeiramente a temperatura, na qual são atingidos efeitos sedantes das terminações nervosas e melhora da circulação sanguínea periférica.

É uma excelente opção terapêutica para manter a pele bem tratada, tendo resultados surpreendentes em peles maduras, acneicas, sensíveis ou que estejam ressecadas e sem viço. A técnica é indolor e não agride tanto a pele. Além disso, o tratamento potencializa a ação de produtos nutritivos e hidratantes.

O peeling ultrassônico age em etapas: primeiro há uma higienização profunda da pele, e em seguida sua hidratação. Depois há a tonificação e a finalização do procedimento, em que o profissional aplica uma máscara para promover o relaxamento muscular.

Os efeitos fisiológicos do peeling ultrassônico a nível da epiderme e derme são:

Remoção das células da camada córnea, reequilíbrio nas trocas entre as camadas epidérmicas, gerando a renovação do tecido cutâneo, melhora da oxigenação tecidual, ativação da produção de colágeno e elastina, redução do excesso de pigmento, causando a diminuição gradual das manchas, efeito sedante das terminações nervosas, pelo ligeiro aumento de temperatura e micro massagem tecidual

Aplicações

A frequência da aplicação deve ser definida pelo profissional de estética, de acordo com a avaliação do problema do paciente. Em geral, ela pode ser realizada até duas vezes por semana, e depois o paciente pode realizar uma manutenção mensal para manter a pele sempre bonita.

Como este peeling não é agressivo é indicado para praticamente todos os tipos de pele, sendo contraindicado em casos de infecções. A aplicação em alguns casos podem ser associadas a outras técnicas de tratamentos como laser, massagem manual, micro correntes, entre outros.