Quais os Benefícios da Argiloterapia no Rosto e Corpo?

A Argiloterapia, é um tratamento realizado através da utilização de argilas, podendo ser facial ou corporal. Para entender melhor como ocorrem os benefícios desse pózinho vindo da natureza, precisamos saber primeiramente de onde vem a argila.

Oriunda de um tipo de rocha sedimentar, que se origina pela lenta erosão dos granitos formando um material orgânico rico em oligoelementos, na pele a argila atua na reconstrução dos tecidos, no processo de cicatrização, aumenta a oxigenação das células reduzindo o envelhecimento.

Existem disponíveis algumas opções de cores dessas argilas e cada uma delas possui uma característica e propriedade diferenciada por conta da composição dos minerais presentes em cada cor. São elas:

Argila Amarela

Rica em silício que possui ação purificante, adstringente e remineralizante, é um elemento essencial para o estímulo de produção de colágeno na pele. A argila amarela é indicada para tratamentos cosméticos de revitalização e rejuvenescimento. Pode ser usada em pele delicada e sensível, auxiliando o tratamento da rosácea e psoríase.

Argila Verde

Os diversos minerais que compõem essa argila, tais como o cobre, zinco, magnésio, fósforo e potássio, auxiliam na redução e controle da oleosidade excessiva, devolvendo o equilíbrio natural da pele. Possui ação adstringente, tonificante e estimulante, é indicada para peles normais, oleosas e com acne.

Argila Branca

Possui propriedades suavizante e hidratantes. Rica em alumínio e antioxidantes que auxiliam no clareamento de manchas e hidratação da pele. Pode ser usada em todos os tipos de pele, principalmente para peles ressecadas e manchadas.

Argila Preta

Também conhecida como lama negra ou lama vulcânica, é a mais nobre de todas as argilas. Riquíssima em importantes minerais, entre eles, silício, titânio e alumínio. Auxilia na redução de manchas e linhas de expressão, além de possuir ação desintoxicante, diminuindo a oleosidade e oxidação cutânea.

Argila Vermelha

Rica em ferro e hematita. É tonificante e estimula a produção de colágeno e elastina suavizando rugas e linhas de expressão, possui efeito tensor brando, estimula a circulação revitalizando a pele seca e opaca. Indicada para pele madura.

A utilização de argilas para o tratamento corporal pode acontecer da mesma forma que a facial, na construção de máscaras que entrarão em contato com o corpo por um certo período de tempo.

Existem alguns detalhes que precisam ser pensados na hora de se utilizar da argiloterapia. Mas tendo em mente qual seu tipo de pele e qual tipo de tratamento pretende fazer, ficará mais fácil escolher a argila correta e o óleo essencial perfeito.

A aplicação das argilas, associada ao vapor de ozônio, proporciona uma umectação e hidratação no tecido, promovendo uma maior absorção dos minerais, evitando o ressecamento e a irritação, causada pela aplicação. O resultado é uma tratada, bonita e macia.